Allcance para ONGs - ALLCANCE COMUNICAÇÃO & PRODUÇÃO DE EVENTOS - SALVADOR - BAHIA

Atuando num cenário instável e em constante mutação, são frequentes as dificuldades enfrentadas pelas organizações da sociedade civil. Com desafios cada vez maiores, têm se destacado principalmente aquelas organizações que conseguem responder às adversidades com idéias criativas e inovadoras no campo da gestão social.  Diante desse panorama, os desafios da sustentabilidade institucional precisam ser enfrentados com estratégias adequadas onde a comunicação e o planejamento exercem papéis fundamentais.

A ALLCANCE tem como objetivo colaborar com o esforço dessas entidades rumo ao fortalecimento e desenvolvimento institucionais. É uma empresa com amplo conhecimento teórico e prático no campo da sustentabilidade, por possuir em sua equipe consultores e profissionais de diversas áreas, com formação acadêmica e ampla experiência prática acumulada por eles durante anos de atuação dentro das mais diversas organizações sociais nacionais e internacionais.

Serviços oferecidos:

Assessoria de imprensa
A Assessoria de Imprensa é considerada uma das grandes ferramentas da comunicação para a construção, manutenção ou recuperação da imagem institucional de uma organização. Através das notícias nos veículos de comunicação – jornais, rádios, TVs, revistas e sites - é possível se relacionar com a opinião pública e a sociedade. Além disso, nossa Assessoria de Imprensa sugere ações que geram conteúdo e retorno de imagem para sua organização e os serviços e produtos oferecidos por ela. A meta é cuidar da gestão que vai desde os relacionamentos estratégicos até a imagem propriamente dita. Um serviço de assessoria adequado ajuda a agregar valores, fortalecer a imagem institucional e imprimir credibilidade, além de prestar informação à sociedade. A Allcance acredita na filosofia da comunicação integrada, onde as diversas áreas da comunicação interagem e se complementam com o objetivo de atingir resultados melhores e mais duradouros.
Consultoria em Comunicação
Para assegurar que a filantropia mereça o respeito e a confiança do público em geral, e que os doadores tenham plena confiança nas organizações sem fins lucrativos e suas respectivas causas, é preciso nos conscientizar que a comunicação é um pré-requisito básico e elementar. É crucial, para as entidades, a construção de uma imagem positiva calcada na transparência e em princípios éticos. A comunicação é, portanto, a principal ferramenta e o melhor meio de criar e manter esse elo entre as organizações e a sociedade em geral.

Baseados nos dados de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pernambuco, 59,5% das empresas que não participam de nenhuma ação social, alegam falta de conhecimento do trabalho das ONGs.

A Consultoria em Comunicação visa fazer um estudo e mapeamento da comunicação dentro da sua entidade nos mais diferentes níveis: interna e externamente; com os seus apoiadores e financiadores; com seu público beneficiário; com o governo; com a mídia e com a sociedade. Feito esse estudo, a organização saberá identificar seus principais problemas de comunicação e poderá adotar as medidas e estratégias adequadas para solucionar cada um deles.
Elaboração de Projetos
Os projetos das organizações sociais geralmente surgem do desejo de mudança de uma realidade que se quer ver modificada. Se fôssemos utilizar uma imagem que traduzisse os anseios de mudança que os projetos expressam, ficaríamos com a de uma ponte onde, além do desejo de mudança, estariam também representadas as possibilidades de modificação da realidade e a capacidade das organizações em fazê-la. Um projeto surge e se mantém a partir da leitura particular que as organizações fazem sobre as causas e conseqüências de um dado problema social.

Apesar das várias metodologias possíveis para conceber, desenhar e implementar um projeto, a maioria das abordagens pretende que ele seja concebido a partir do encadeamento lógico de recursos e ações para gerar processos e resultados (processo conhecido como ciclo ou cadeia de impacto do projeto). Geralmente, um bom projeto deve ter por atributos o mérito, a relevância, a consistência, a viabilidade e a sustentabilidade da proposta.
Oficinas de Formação em Mobilização de Recursos
Baseados num contexto de retração de recursos financeiros, são cada vez maiores, os limites e desafios colocados à sustentabilidade das organizações sociais no Brasil. Embora, sejam muitos, os problemas enfrentados, a carência de recurso apresenta-se, talvez, como o maior deles. Apesar de escassos, os recursos existem. O grande e principal problema é que a maioria das entidades da sociedade civil do Brasil ainda não está devidamente organizada e preparada para obtê-los.

As Oficinas de Formação em Mobilização de Recursos visam colocar, à disposição das entidades, uma série de informações, sugestões e alternativas para potencializar a prática da captação de recursos. Dentre outras coisas, as oficinas têm como objetivo capacitar os profissionais das organizações, tornando-os capazes de identificar oportunidades e angariar recursos junto aos diferentes setores da sociedade, contribuindo, assim, para a diversificação das fontes de apoio e a sustentabilidade institucional. Serão discutidas também as naturezas e origens dessas fontes, bem como as melhores formas de acessá-las.

De acordo com informações do IBOPE, mais de 39 milhões de brasileiros doam dinheiro, tempo ou ambos; segundo o IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – somente na região sudeste, 67% das cerca de 445 mil empresas privadas investem em algum projeto social; e segundo estimativas da Universidade Federal do Pernambuco, em pesquisa realizada no nordeste, das 300 empresas entrevistadas, 60% estão diretamente envolvidas em alguma atividade filantrópica. Além disso, os governos, as fundações e as chamadas Agências da Cooperação Internacional - entidades do chamado “primeiro mundo”- são outras potenciais fontes de captação de recursos, muito embora, a participação dessa última no orçamento das organizações brasileiras tenha diminuído nos últimos anos.

A elaboração de um Planejamento Estratégico de Captação de Recursos é imprescindível para que a organização seja mais autônoma frente às mudanças ou exigências por parte das fontes de financiamento, com maior capacidade de manter sua identidade e não abrir mão de sua missão e valores. Além disso, ampliar e diversificar as fontes de recursos é fundamental para que as organizações possam, além de sobreviver, desempenhar um papel relevante junto aos seus públicos beneficiários e a sociedade em geral.
Planejamento Estratégico Institucional
O Planejamento Estratégico é uma ferramenta que permite à organização compreender e responder adequadamente às mudanças que estejam ocorrendo ou que se pode esperar que ocorram no seu ambiente externo. Permite-lhe manter-se sempre alerta para esse contexto, superando as dificuldades provocadas por essas mudanças ou aproveitando-se de oportunidades oferecidas por elas. O Planejamento se constitui num processo de tomada de decisões em relação ao futuro, organizando de forma clara e coerente, as intenções, interesses e ações de uma organização que pretende modificar a realidade ou situação por ela vivida.

O Planejamento Estratégico busca manter a relevância e a sustentabilidade institucional das organizações, sendo uma ferramenta para auto-organização, isto é, mudança das capacidades, processos e resultados, visando melhorar sua eficiência e eficácia.

Planejar é também um processo que confere poder e capacidade de atuar antecipando às mudanças na medida em que envolve, em seu processo de construção, o conhecimento dos problemas a serem enfrentados; a observação das capacidades e possibilidades de mudança; o discernimento sobre o horizonte a ser alcançado; o desenvolvimento das estratégias adequadas; o reconhecimento dos impasses e limites organizacionais e a articulação com a realidade e práticas culturais vigentes na sociedade.
Planos Estratégicos de Comunicação e Marketing
O Plano Estratégico de Comunicação e Marketing é o resultado e produto final do serviço de Consultoria em Comunicação. De posse das informações levantadas durante o trabalho de consultoria, um Plano Estratégico será formatado permitindo à entidade visualizar, com clareza, todas as estratégias e ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazos, a fim de tornar sua comunicação mais eficaz e eficiente.

O Plano Estratégico de Comunicação permite, não só, comunicar, com ética e transparência, o que sua organização faz, mas permite também conhecer bem o público que é ou pode vir a ser simpático à sua atuação; saber como comunicar-se com seus atuais e potenciais apoiadores, informando-os, sensibilizando-os, indicando como podem contribuir e a importância desta contribuição; além de saber manter e cultivar os relacionamentos construídos.
PMA (Planejamento, Monitoramento e Avaliação)
Partindo da premissa que a realidade deriva da ação de muitos e diferentes atores sociais, não há como garantir às organizações resultados certos e totalmente confiáveis de suas ações. Ao contrário, complexidade, incerteza, caos e mudanças constantes atravessam o projeto social e político de muitas organizações, cabendo às mesmas minimizarem o impacto desta dimensão “incontrolável” da realidade através da disponibilidade para acompanhar, aprender e promover a interpretação crítica da experiência produzida por suas ações.

Enquanto o planejamento prepara para a ação, o monitoramento e a avaliação são dimensões da transparência organizacional, permitindo o acompanhamento da utilização dos recursos; o cumprimento das finalidades e o alcance efetivo dos resultados e objetivos das instituições sociais.
Produção de campanhas publicitárias
Muitas organizações se tornam conhecidas do grande público graças às suas campanhas institucionais. Seja para incentivar o uso do preservativo; preservar o meio ambiente; defender a preservação de espécies em extinção ou lutar contra a discriminação e o preconceito de raça ou gênero, o fato é que a cada dia cresce o número de organizações que utilizam a grande mídia para dar mais visibilidade às suas causas e assim ganhar a simpatia da opinião pública.

Uma organização não-governamental pode desenvolver uma campanha com diferentes objetivos: dar evidência à sua imagem institucional; divulgar os serviços que ela oferece à comunidade; mobilizar a sociedade em prol da sua causa; captar recursos financeiros; prospectar voluntários e etc.

É fato que as organizações que estão mais constantemente na mídia são mais conhecidas do grande público. Essa aproximação com o público gera intimidade com a causa e simpatia e credibilidade com a instituição, ou seja, aumentam-se as possibilidades de captar recursos junto a esses públicos, afinal é praticamente impossível alguém doar algo para uma instituição desconhecida.
Produção de eventos
A Allcance é especializada na produção de eventos em geral. Cuidamos de toda infraestrutura, organização e logística para os seminários, encontros, conferências, congressos, simpósios e oficinas realizados por sua instituição.
Produção de vídeos e materiais gráficos
A Allcance produz vídeos institucionais, documentários, gravação de palestras, eventos e outras atividades desenvolvidas por sua organização. Além disso, produzimos materiais gráficos em geral: outdoors, cartazes, folders, panfletos, banners, crachás, faixas, jornaizinhos, projetos gráficos, livros e outras publicações.

Espaço dedicado à divulgação de campanhas sociais

allcance